Arte

Associação SYnergia celebra 13º aniversário

A Synergia celebra hoje o seu 13º aniversário. Fundada em 2004, dedicada ao apoio a projectos, criatividade e atividades de jovens para a comunidade, baseando-se nos valores que sustentam as associações juvenis: justiça, solidariedade, compromisso, responsabilidade, cooperação e consciência social.

A associação quer contribuir para a consolidação e racionalização do tecido da sociedade e para se tornar um importante factor de transformação social e inovação entre os jovens. É assim que a Synergia é identificada como importante para encorajar a voz dos jovens, as suas ideias e opiniões.

Em todas as suas actividades, a Synergia pretende apoiar os jovens a dar-lhes novas oportunidades e, sobretudo, a promover o seu trabalho. Desde logo, em 2004, nos projectos promovendo e desenvolvido em projectos de requalificação e reabilitação urbana através da arte de rua (street art), continuando aos dias de hoje a intervir em espaços urbanos, como os 10 artistas de várias proveniências, desde Brasil, Argentina, Espanha e várias cidades Portuguesas, com forte representação bracarense, que responderam à chamada de propostas da Associação SYnergia, para participar no Bracara Urbana – intervenção artística / graffiti festival, que decorreu na estação de camionagem.

Outro caso é o Gabinete de Apoio ao Projecto, que trabalha desde 2009, com o objectivo de apoiar iniciativas / projectos de jovens e de procura de emprego / formação, encorajando-os a serem empresários, bem como aconselhamento partilhando boas práticas. O Gabinete de Projectos Europeus baseia-se também na oportunidade de jovens portugueses e europeus, neste caso, na experiência internacional, sob a forma de intercâmbios, como o Serviço Voluntário Europeu e os Intercâmbios de Jovens enfocados em projectos de educação não formal, e inclusão através das artes e desporto, como o projeto como o Em cadeia, Convertidas, Dança Inclusiva entre outros…

Também a TOCA, um espaço cultural que trabalha desde 2013, está relacionada com este objectivo: dar aos jovens um lugar onde possam crescer e demonstrar todo o seu potencial. Neste espaço, os jovens podem promover eventos, ter um espaço de trabalho onde possam partilhar as suas experiências com outros jovens e, acima de tudo, é um espaço sem limites ou barreiras, onde os jovens podem mostrar toda a sua criatividade.

Synergia também desenvolve a Academia, com mais de 40 parceiros desportivos e artísticos, com o objetivo de apoiar o desporto e a inclusão. A academia oferece várias formas de atividade física, para que todos possam praticar livre ou a baixo custo, com atenção especial aos jovens em risco, a fim de ensinar-lhes práticas de vida saudável e promover sua inclusão social. É no âmbito deste rede de parceiros que se prepara para breve a criação do Centro de Artes e Desporto Inclusivo, que conta com o apoio do Município de Braga e da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, naquele que será um espaço pioneiro na promoção da inclusão e desporto para todos.

Em curso encontra-se um processo de disseminação do Synergia pelo país, em particular onde já desenvolve atividades e parcerias em crescimento. Tendo iniciado com a criação SYnergia Madeira, o 13º aniversário ficará marcado pela presença e abertura de núcleos em outros pontos do pais que à imagem do SYnergia em Braga, assume como fins a realização e dinamização de atividades de carácter (inter)cultural, social, educativo, desportivo, recreativo, artístico e de promoção da saúde, direccionadas a uma população maioritariamente jovem, extensível a crianças e adultos em geral, terceira idade e pessoas com deficiência, contribuindo para a melhoria efetiva da qualidade de vida da população.

A celebração do 13º aniversário, centra-se no palco espaço TOCA/SYnergia, que se associa às festas do S. João de Braga, com programação de 48 horas, com muita dança, performances artísticas, projeto educativos e muita música apresentando-se como janela aberta para o mundo SYnergia.

Deixe uma resposta