MundoSYnergia

SYnergia assina protocolo internacional em Bangalore (Índia)

SYNERGIA ASSINA EM BANGALORE (ÍNDIA) PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO E DISSEMINAÇÃO INTERNACIONAL

Após ver uma candidatura aprovada em Bruxelas, com o objetivo de disseminar as boas práticas juvenis existentes no trabalho em rede da associação, o SYnergia assinou, em Bangalore (Índia) contratos de parceria com 5 países e organizações da Índia, Indonésia, Itália, Grécia e Espanha. este desafio pretende que, até 2019, sejam abertos e desenvolvidos espaços “synergia”, nomeadamente academias de juventude, em cada um dos países.

Nestes novos espaços existirá uma equipa de técnicos, formados pelos vários membros desta rede, que dará todo o suporte para que jovens NEETS tenham a possibilidade de se tornarem empreendedores sociais.

Com este momento a associação juvenil bracarense assume o seu papel internacional nas mais diversas áreas de trabalho com os jovens (arte, desporto,cultura, empreendedorismo).

Paralelamente a este momento foi assinado outro protocolo, entre o SYnergia e a FSL Índia representada pelo seu Presidente, Rakesh Soans, e que tem como objetivos imediatos a troca de estágios entre técnicos das duas organizações,envio de voluntários para projetos sociais existentes, criação de uma escola de educação não formal nos dois países e possibilidade de estritamento de laços institucionais entre as duas cidades de Bangalore e Braga.

Para o Presidente do SYnergia, Ricardo Sousa, “este é um momento que marca claramente uma nova etapa na vida da associação. Após um primeiro trabalho local de criação de redes de trabalho, nas áreas desportiva, cultural e social, seguiu-se a disseminação por algum território nacional nas cidades do Porto, Mogadouro, Bragaça, Funchal e Paços de Ferreira. Mas quem trabalha em rede arrisca-se a não parar e, naturalmente, a questão internacional chegou como uma clara necessidade.

Depois de iniciados projetos sociais em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, este projeto aprovado em Bruxelas deu-nos a confiança suficiente para encarar o método de trabalho em “synergia” como uma boa prática para se espalhar pelo Mundo.

Assim, nestes próximos 2 anos, estaremos com toda a força na Índia, Indonésia, Espanha, Itália e Grécia a unir esforços e a formar novas equipas de técnicos dda juventude. Existe já a ideia da criação, após estes dois anos, de uma nova rede internacional de parceiros SYnergia.

Estamos, naturalmente, muito orgulhosos por mais este passo e pela representação da cidade de Braga como um verdadeiro “viveiro” de um novo conceito de associativismo nacional.

Deixe uma resposta