Uncategorized

SYnergia recebe Prémio “Boas Práticas Associativismo Jovem 2016”

A associação Juvenil Synergia marcou presença em Leiria, na cerimónia de entrega dos Prémios das Boas Práticas Associativas 2016, onde o projeto AtivArte – Contra a Violência e pela Igualdade de Género, venceu o Prémio da região norte.
O projeto AtivArte, financiado pelo programa Cidadania Ativa, da Fundação Calouste Gulbenkian e EEA Grants, teve como objetivo combater as várias formas de violência de género e promover a participação ativa na construção de uma sociedade paritária e inclusiva.

No momento de receção do prémio, entregue pela representante da Direção Regional do Norte do IPDJ, Dr.ª Clara Brito, foi realçada a importância de um projeto que desenvolveu, junto de perto de 5000 crianças do ensino básico e secundário, ações de sensibilização e (in)formação sobre a temática da igualdade de género e respeito pela diversidade sociocultural.

A Associação SYnergia, representada por Ricardo Sousa, Mariana Delgado e Rui Dória, realçou ainda o espirito sinérgico, na educação não formal e no trabalho em rede com os diversos parceiros, destacando desde logo os parceiros do projeto como a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, a KRIZO – Educação, Arte e Cidadania e o Tin.Bra, que juntaram esforços para levar o tema da Violência de Género e Igualdade de Género, ao Agrupamento de Escolas André Soares, o Agrupamento de Escolas Braga Oeste, o Agrupamento de Escolas Sá de Miranda e Escola Profissional de Braga.

Perante as instituições presentes, como a Segurança Social, instituições da sociedade civil e militares, bem como o representante da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Perante o secretário de estado ficou o pedido de apoio e o convite a todos os dirigentes associativos presentes, para a replicação das boas práticas associativas em diferentes territórios.

Deixe uma resposta