SYnergia

Editorial #1 :: O SYnergia

Falar do SYnergia é, naturalmente, motivo de grande alegria e satisfação.

Escrevo com alguma emoção pois, passados estes primeiros 13 anos, os objetivos iniciais foram amplamente atingidos e o rumo alterado na melhor tentativa de acompanhar todos os sonhos e objetivos da juventude bracarense.
Guiando o dia-a-dia no verdadeiro conceito de “synergia”, apostamos forte em todos as áreas transversais ligadas à juventude e que se espelham nas várias valências/ departamentos que dispomos.

Na área cultural lançamos o projeto TOCA, ambicioso para uma Associação Juvenil, mas extremamente eficaz e útil a toda uma cidade. Neste espaço, milhares de jovens tiveram já oportunidade de assistir a eventos culturais diversificados, apoio a programar e projetar novos conceitos e, com inúmeros parceiros culturais, mostramos que se consegue, em rede, apresentar uma programação alternativa e abrir portas a novos artistas.

Em termos desportivos idealizamos uma rede local, batizada por Academia SYnergia. Ter, neste grupo, mais de 20 modalidades diferentes e com necessidades individuais a partilhar, fez com que cada uma se valorizasse e crescesse nestes primeiros 4 anos de trabalho.
A conquista de espaços para as modalidades, a partilha formativa e de conhecimento entre diferentes grupos mostra, sem dúvida, que em rede tudo se consegue e mais facilmente se atinge o sucesso.
O projeto a lançar em 2018 do Centro de Artes e Desporto Inclusivo, que envolve mais de quatro dezenas de parceiros, é um passo gigantesco mas que pode ser crucial no desenvolvimento do Desporto para Todos na cidade de Braga.

Este local, será também para dar resposta às centenas de crianças que nos passam por ano em Campos de Férias e que, com este espaço, terão uma maior qualidade e diversidade cultural e desportiva.
também nesta área, e num conceito preventivo, foi lançado o Centro de Medicina Desportiva de Braga, numa parceria do SYnergia e do Município de Braga, e que oferece a milhares de atletas e praticantes a possibilidade de, a preço simbólico, fazerem o seu Exame Médico Desportivo.
É importantíssimo ver o ser humano na totalidade e, naturalmente, que a questão da saúde e prevenção deve ser bandeira de uma associação que projeta o desporto como o fazemos.

No Departamento das Artes Urbanas vimos, nos últimos tempos, dois projetos implementados com a nossa assinatura e que perduram na história da cidade. O projeto Toca a pintar e o Bracara Urbana, situados no túnel do Campo da Vinha e na Estação de Camionagem de Braga, abrem portas a que novos artistas possam mostrar todo o seu talento e que a arte de rua seja valorizada como bem merece.

A nível internacional vimos o nosso trabalho sair além fronteiras e abraçar, de alma aberta, e para além de todos os países europeus, projetos em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné, Índia, Filipinas, Argentina, etc. A possibilidade de levar a estes países metodologias praticadas por jovens bracarenses enche-nos de orgulho e faz com que, todos os dias, se eleve a fasquia de todo o trabalho comum.

E para dar resposta aos inúmeros projetos de voluntariado que temos e iniciativas internacionais programadas para os próximos anos, inauguraremos em breve, apesar de estar já a ser utilizado por necessidade imediata, o nosso SYnergia Guest House. Possivelmente será mais um projeto arrojado para uma Associação Juvenil, que oferecerá a esta rede de parceiros quase 50 dormidas para as suas atividades, mas que consideramos essenciais para um dinamismo local associativo virado para o Mundo.

E foi nesta inspiração coletiva e de synergias de trabalho que sentimos (mais até por requisição de ajuda de outras cidades parceiras) a necessidade de disseminar o SYnergia de Norte a Sul de Portugal. Estamos já, neste momento, em cidades como Guimarães, Porto, Paços de Ferreira, Bragança, Mogadouro, Vila Pouca de Aguiar e até Funchal.

Acreditamos que os métodos simples que usamos no trabalho em rede podem e devem ajudar a desenvolver estas comunidades. Sentimos que o SYnergia é muito mais que um nome. É uma forma de estar e de sentir a juventude.

Contem connosco para seguir perseguindo mais sonhos e, porque somos jovens, serão muitos a conquistar.

Um abraço SYnérgico a tod@s !!!

Deixe uma resposta