ArteCADIDesportoSYnergia

Editorial: Discurso inauguração CADI

Exmo. Sr. Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. João Paulo Rebelo

Exmo. Sr. Diretor – Adjunto da Agência Nacional ERASMUS+ Juventude em Ação, Dr. José Litra

Exmo. Sr. Diretor Regional do IPDJ, Dr. Vitor Dias

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Ricardo Rio

Exmos. Sr.s Vereadores da Câmara Municipal de Braga e de Felgueiras

Exmos. Presidentes de Junta de Freguesia

Exmos. Presidentes e Representantes das Associações, IPSS e Clubes parceiros

Exmos. Representantes da Profitecla e Escola Profissional de Braga

Exmos. Presidentes e Representantes das Associações de Estudantes

Exmos. Senhores representantes da comunicação social

Caros colegas dos órgãos sociais e equipa do SYnergia

Caros Voluntários

Caros Convidados

Minhas Senhoras e Meus Senhores

Queria começar por vos dar as boas vindas a uma casa que é e será sempre de todos !

Hoje é um dos dias mais especiais na vida do SYnergia… e na minha em particular.

Hoje… cumpre-se um sonho, um objetivo partilhado, uma história bonita de se viver. Foram quase 15 anos de um desejo solidário, inclusivo, synérgico, que agora se concretiza.

Usando umas frases de um grande amigo e diretor desta associação, o Frei Fernando Ventura,

É pelo sonho que vamos!

É mesmo, é pelo sonho de ir para além dos limites apertados do eu, que nos atrevemos a

alargar os horizontes em direcção aos espaços do nós.

É pelo sonho que vamos!

E foi mesmo pelo sonho que fomos e nos guiamos. Esta história, que nem sempre foi fácil, partiu de um grupo de jovens bracarenses sonhadores que desejavam um espaço onde todos fossem iguais, sem diferenças físicas, mentais, sociais, e que, mesmo perante algumas dificuldades e obstáculos, nunca desistiram e sempre acreditaram que os finais das histórias são sempre felizes.

E ESTAMOS MUITO FELIZES !!!

Explicar o CADI é sentir, a partir de hoje, o que aqui se viverá. Mais do que palavras serão as ações.

Mesmo sendo para nós uma obra gigantesca e dificílima de se concretizar, podemos afirmar que o mais fácil está feito !!! As paredes estão no ar. Agora, depende de cada um de nós que aqui está nesta sala, da vizinhança, dos utilizadores, de todos em geral, ajudar a sentir inclusão em tudo o que fazemos. É altura de as pessoas se darem como pessoas e não com obstáculos ideológicos que, na maioria das vezes, nos são impostos pelas sociedades onde nos encontramos. Somos todos iguais, de carne e osso, uns com mais dificuldades do que outros, mas todos com o mesmo direito de passagem por esta vida com tranquilidade e harmonia… com acesso à felicidade… ao bem estar, à socialização… ESTA É A NOSSA UTOPIA para as futuras gerações. Que não tenham medo da diferença e que vivam em verdadeiras “synergias” para ultrapassar os obstáculos.

Mas hoje é dia também de agradecer a todos e todas que, independentemente do tamanho da sua ajuda, ajudaram a escrever esta bonita página na nossa associação.

Fazendo-o aqui pessoalmente, e deixando agora os protocolos habituais, começo por dar um profundo reconhecimento ao nosso amigo João Paulo Rebelo. Desde o primeiro momento em que apresentamos o nosso projeto nos incentivou, nos ajudou, nos financiou. Esperamos que, enquanto Secretário de Estado do Desporto e Juventude se sinta orgulhoso de, numa associação juvenil, ver esta resposta desportiva, cultural e inclusiva ser implementada. Estamos e estaremos sempre disponíveis para, em conjunto, fazer mais e melhor pela juventude portuguesa, independentemente da nossa idade cronológica. A idade do sonho, essa, continua intacta.

Caro João Paulo Rebelo ( e tenho que também referir aqui o meu amigo Vítor Dias, amigo incansável na procura das melhores soluções) OBRIGADO em nome de toda a família do SYnergia.

Sigo agora para o grande pilar desta obra e que merece que destaque a sua verdadeira importância. Caro amigo Ricardo Rio. Desde a primeira hora que mantemos uma relação institucional e pessoal forte e temos levado a cabo imensos projetos na nossa cidade.

Sabendo da história passada deste sonho e de alguns detalhes antigos que impossibilitaram realizar esta obra antes, arranjou solução e comprometeu-se a ser um parceiro ativo na sua realização atual. Disse logo VAMOS EM FRENTE e apoiou financeiramente o SYnergia como até hoje não tinha acontecido. Temos hoje neste equipamento investimento financeiro municipal, projeto de arquitetura, calçada, plantas, e muito mais.

Caro amigo Ricardo Rio (e toda a equipa de vereadores que diretamente trabalhou connosco como é o caso do Eng. Altino Bessa e da Dra Sameiro Araújo). OBRIGADO por ter acreditado em nós. OBRIGADO por integrar um desafio partilhado que superou partidos, políticas e ideologias.. Continuem sempre a acreditar e continuem a apoiar os sonhos desta juventude. Assim será sempre mais fácil sorrirmos no final.

Sabemos que somos uma associação persistente, talvez por vezes chata, mas sei que sabe que é sempre no objetivo de dar melhores condições de vida e felicidade às pessoas que estão à nossa volta. Acredito que muitos mais desafios venceremos em conjunto e sabe que pode sempre contar connosco para FAZER ACONTECER em Braga.

Agradeço agora aos nossos mecenas que, com a sua generosidade, fizeram com que fosse possível concretizar uma obra que inicialmente se julgava de 1/2 milhão de euros em perto de 300.000€. A responsabilidade social é o fator decisivo nas futuras gestões de cidades e até dos países. E sentimos muito orgulho em termos sido uma associação pioneira em pôr em prática um conceito já há muito tempo abordado. EM SYNERGIA tudo se consegue. Nada é impossível. E assim foi.

Ao nosso construtor Mário Batista e toda a sua equipa Distância Angular, por ter compreendido esta necessidade de partilha e ter permitido que a obra fosse feita com muitas ofertas, que se traduziram numa baixa da fatura final. A isso chamamos ser SOCIAL.

Nesta mesma área de construção agradecemos ao Zé Luís, Horácio, Bandeira, Pedro e D. Rosalina pelos trabalhos de finalização para que hoje estivesse tudo pronto.

Ao nosso Embaixador de Responsabilidade Social RICARDO COSTA, um amigo de longa data e que mostrou neste desafio o seu verdadeiro altruísmo. Tanto deu e nada quis em troca. É bom ter em Braga pessoas assim !!!!

Ao Sr Manuel Vieira Gomes e à empresa SEMURAL que foram inexcedíveis durante toda a obra.

Às empresas Betweien/ Dst group / Leroy Merlin / José Peixoto Rodrigues & C.ª, Lda. / Campos Silva S.A. / InvestBraga / Inception Architects Studio / CIVIDACO – Engenharia e Serviços, Lda

Estamos eternamente gratos ao que deram e fizeram por toda esta juventude !!!

A toda a direção do SYnergia e diferentes órgãos sociais que neste mandato tem feito impossíveis para que tudo siga a bom porto. Permitam-me destacar aqui o Pedro Barbosa e o Rubén que mais diretamente acompanharam esta obra e as suas dificuldades.

À equipa SYnergia (Mariana, Melissa, Diana, Donatello, Nuno. Matilde, Marcela, Caldas, Rui, Filipa, Lucy e Miska) pelo que trabalhou diariamente para que as contas não falhassem e os compromissos fossem sempre cumpridos. Todos eles, nas suas áreas, foram incansáveis e verdadeiros lutadores. Mas pedindo que não me levem a mal, permitam-me destacar aquele que estava diretamente ligado a esta obra e que, durante um ano, reuniu comigo diariamente pelas 8 da manhã e ajudou a resolver grande parte das burocracias deste processo. O Rui Dòria. Sei que não foi fácil e que a disposição do Presidente nem sempre terá sido a melhor. Mas no final, o resultado acho que compensa na balança 🙂

Estão criadas para todos as condições para que daqui, deste espaço, saiam novos projetos e ideias da juventude bracarense para TODO O MUNDO !!!!

À Professora Lourdes Magalhães pela Exposição “Fragmentos de um tempo” , aos nossos artistas Diogo Agapito e Daniela, e também ao nosso parceiro PROFITECLA que hoje nos embelezaram este momento solene.

Por último, quero aqui pessoalmente agradecer à minha família pois sinto que é inteiramente justo por tudo o que se viveu synergicamente nestes últimos anos.Não o fiz noutras ociasiões mas hoje não deixo passar em claro. Aos meus filhos Matilde e Gustavo, que se viram privados de muita vida familiar em benefício desta obra comunitária e de outros tantos projetos implementados nestes 15 anos de vida synérgica.

À Elsa, minha esposa e amiga, synérgica desde a primeira hora desta associação, OBRIGADO por todo o teu empenho nesta obra. MUITO OBRIGADO POR TUDO !!!!

Saberem partilhar daquilo que era deles por direito é dos ensinamentos mais válidos que poderão absorver e que desejo para eles.

A todos aqueles que não referi em nome mas que sabem que estão no nosso coração. Não levem a mal algum lapso que possa ter existido no meu discurso.

O Futuro…. Sabemos que temos agora em Braga boas condições físicas para trabalhar.

Mas no que respeita à alma synérgica, estamos com a mesma força noutras cidades de Portugal e noutros países da Europa e África. Contem connosco também nos próximos anos na Ásia. O SYnergia PORTUGAL levará esta metodologia aos 4 cantos do mundo, através desta simplicidade na forma de estar e a empatia de nos darmos uns com os outros.

Hoje é um dia marcante na história do SYnergia. Mas espero sinceramente que seja um dia que marque o início de uma nova etapa e vida desta organização. Que o sorriso daqueles com que trabalhamos seja sempre real.

É pelo SONHO QUE VAMOS !!! Muito obrigado a todos !!!!

Deixe uma resposta