Serviço Voluntário Europeu – SVE

O Serviço Voluntário Europeu oferece aos jovens de 17 a 30 anos a oportunidade de se dedicarem voluntariamente a outro país por um período que varia de um mínimo de duas semanas a um máximo de doze meses. Jovens voluntários podem ser envolvidos em uma ampla gama de atividades, como o setor social, cultural, ambiental ou desportivo.

As atividades de voluntariado devem ter lugar em outro país que não seja o país de residência, não são lucrativas, não são pagas e não implicam o estabelecimento de uma relação de trabalho. Cada projeto deve ser planeado, implementado e executado como uma parceria entre o voluntário, a entidade remetente e a instituição anfitriã.

Os custos básicos da participação dos voluntários na atividade do SVE são cobertos pela subvenção Erasmus+ ou através de outros meios atribuídos pelas organizações participantes.

OPORTUNIDADESLocal(ais) da atividadeQuem pode participarDuraçãoMais informações
Over the Rainbow (Braga) inicio Outubro de 2017

EVS in LA ENREDADERA (Murcia, Espanha) inicio Novembro de 2017 (+ info)

Um voluntário de um País do Programa deve realizar a sua atividade noutro País do Programa ou num País Parceiro vizinho da UE. Um voluntário de um País Parceiro vizinho da UE deve realizar a sua atividade num País do Programa.
Todas as organizações participantes envolvidas numa atividade do Serviço Voluntário Europeu devem possuir uma acreditação válida do SVE.
Jovens com idades compreendidas entre os 17 e os 30 anos, que residam no país da respetiva organização de envio. Um voluntário pode participar apenas num Serviço Voluntário Europeu. Exceção: os voluntários que tenham realizado uma atividade do SVE com uma duração máxima de 2 meses, excluindo dias de viagem, podem participar em mais um Serviço Voluntário Europeu.
SVE de Longa Duração: De 2 a 12 meses, excluindo dias de viagem. SVE de Curta Duração: De 2 semanas a 2 meses, excluindo dias de viagem. Condição: O SVE de curta duração poderá ser realizado para atividades que envolvam pelo menos 10 voluntários que façam o seu serviço em conjunto (serviço de grupo) e desde que haja equilíbrio ou maioria de jovens com menos oportunidades.
Para mais informações, envie um e-mail para evs@synergia.pt