ArteCADIDesportoEducaçãoEmpregoSYnergia

Inclusão e educação marcam prioridades SYnergia

– anúncios efetuados durante a celebração do 14º aniversário

A Associação Juvenil Synergia celebrou o seu 14º aniversário com reedição do Palco BSB / WSB / SYNERGIA, unindo em dois dias de festividades com eventos que são a imagem de marca do SYnergia dando oportunidade a estilos musicais alternativos e mais uma vez, integrado nas festividades de S. João, saindo para a rua.

Em frente do jardim de Santa Bárbara, foi também momento e local para junto dos associados e parceiros e marcar as prioridades e projetos pra futuro.

Desde logo a aposta na educação, com a abertura de curso técnico superior profissional em Animação em Turismo de Natureza e Aventura nas instalações da TOCA, que resulta da parceria iniciada em Maio com o Instituto de Estudos Superiores de Fafe.
Este é assim o primeiro curso técnico superior profissional que terá lugar em Braga no Âmbito desta parceria ao nível das instalações e programa pedagógico, levando igualmente todo o conhecimento e boas práticas do associativismo e educação não-formal para uma oferta educativa em pleno desenvolvimento na região, promovendo assim a criação de emprego igualmente mais qualificado.

É ainda na área da educação que o SYnergia tem trabalhado para a promoção da metodologias de educação não-formal nas escolas. É neste sentido que o Synergia propôs recentemente ao Município de Braga um projecto piloto, liderando o SYnergia um consórcio associativo com vista ao desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).
Estas atividades de caráter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural incidem, nomeadamente, nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, de ligação da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão europeia na educação, conforme estabelecido na Portaria n.º 644-A/2015, 24 de agosto, permitindo assim um papel mais interveniente da comunidade e uma oferta educativa mais rica.
A SYnergia, imbuída no seu espírito e princípios, do preceito da portaria relativa às AEC’s, ambiciona após os primeiros contactos com a autarquia, agrupamentos e parceiros iniciar esta oferta educativa já no ano letivo que se inicia.

Ricardo Sousa, presidente da Associação Juvenil Synergia, referiu ainda a concretização do Centro de Artes e Desporto Inclusivo, uma aposta na inclusão, através de uma rede alargada de parceiros.
Quando se prepara para breve o inicio das obras do Centro de Artes e Desporto Inclusivo, que conta com o apoio do Município de Braga e da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, a Praça Francisco Araújo Malheiro será um espaço pioneiro na promoção da inclusão pela arte e desporto para todos, com um projeto inclusivo e intergeracional que transformará a praça apelando à responsabilidade social das empresa e comunidade.

Durante as celebrações, que contou com a presença de representantes dos parceiros e entidades tutelares como o Diretor Regional do IPDJ, Vitor Dias e Luís Alves, director da ‘Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação’, relembrou ainda que em ano da Braga 2018 Cidade Europeia do Desporto, a Synergia promove a Academia SYnetgia, com mais de 40 parceiros desportivos e artísticos, com o objetivo de apoiar o desporto e a inclusão.

A Academia SYnergia oferece várias formas de atividade física, para que todos possam praticar livre ou a baixo custo, com atenção especial aos jovens em risco, a fim de ensinar-lhes práticas de vida saudável e promover sua inclusão social, bem como a promoção do desporto para todos.
Durante este ano, as tertúlias “Café com Fair-Play”, assumem um papel de destaque com um ciclo de 12 eventos até Dezembro deste ano, promotores de discussão pública versando áreas de discussão como a Importância do Desporto, a Ética e a Deontologia Desportiva, a promoção de Desporto garantindo os procedimentos de segurança adequados, atuação de emergência e qualidade dos serviços.
O projeto “Café com Fair-Play” é proposto pela Synergia, em parceria com a CM Braga e com o IPDJ no âmbito da Braga CED 2018 com apoio da DELTA CAFÉS, e terá nova edição já no próximo dia 20 de Julho.

Em curso encontra-se um processo de disseminação do Synergia pelo país, em particular onde já desenvolve atividades e parcerias em crescimento. Tendo iniciado com a criação SYnergia Madeira, e mais recentemente núcleos em Paços de Ferreira, Vila Pouca de Aguiar, Bragança, entre outros com a realização de campos de férias, programas de voluntariado europeu, deporto, dança, etc…

Deixe uma resposta