Uncategorized

Melhor projeto regional: Synergia na Floresta

O projeto “Synergia na Floresta”, inserido no Programa de Voluntariado Jovem promovido pelo IPDJ, está a criar impacto na comunidade escolar, sensibilizando para a prevenção e proteção das florestas.

Nesta semana continuamos a nossa missão.

Mais uma escola abraçou este projeto, com a turma do 5ºC da EB 2,3 de Celeirós, que continuamos, na segunda feira, a abraçar o projeto “Synergia na Floresta”. Mais turmas seguirão esta semana.

“Estes jovens têm hoje, acesso a imensa informação e têm tanto poder para fazer a diferença, como um adulto. Mas devo dizer que sinto uma alegria especial quando vejo as crianças mais novas a falarem de todas as árvores que conhecem e a contarem as suas pequenas experiências (…). Conseguimos entender que é algo que os deixa mesmo felizes, o que lhes confere um natural sentimento de proteção e prevenção.” – disse-nos Pedro Melo, elemento da equipa do projeto.

E a escola Frei Caetano Brandão, do Agrupamento de Escolas de Maximinos, não ficou indiferente ao projeto e, com algumas turmas do 7ºano, pudemos dar mais um passo na consciencialização dos jovens, para a proteção das florestas.

Maria Fernandes, da equipa do projeto diz-nos: “Estou a gostar bastante de fazer parte deste projeto porque acho que, apesar de já toda a gente saber que temos de proteger o ambiente (…), hoje em dia é um assunto tão banalizado que se calhar começa a perder a importância que realmente tem (…). Neste projeto (…) as atividades práticas ajudam a que os jovens tenham um contacto mais direto com a problemática, o que acaba por fazer com que eles não fiquem indiferentes aos assuntos relacionados com os incêndios e com a poluição, mesmo quando a sessão acaba.”

E é assim que anunciamos assim, com imenso orgulho, que o nosso projeto venceu o “melhor projeto a nível Regional”, na sessão regional do norte, das Boas Práticas de Voluntariado Jovem do IPDJ realizado em Amarante.

Agradecemos todo o apoio dado, todo o esforço e dedicação da equipa, toda a adesão que tem havido por parte das escolas, e todo o feedback e reconhecimento que temos tido. Para quem ainda não nos conhece, ainda vai a tempo de nos seguir!
De que estás à espera? Junta-te a nós!

Deixe uma resposta