Desporto

Centro de Medicina Desportiva de Braga

Atendendo a uma política desportiva muito acentuada, na tentativa de implementar hábitos de vida saudável, incutindo hábitos desportivos aos seus munícipes, o Município de Braga pretende também tornar a atividade física, formal ou informal, devidamente segura, através da disponibilização de um Centro de Medicina Desportiva, capaz de efetuar exames médicos desportivos, obrigatórios e essenciais, para o despiste de eventuais problemas de foro cardíaco.

Toda a atividade do CMDB é desenvolvida por uma estrutura clínica competente: Diretor Clínico – Médico Especialista em Medicina Desportiva que define e coordena a restante equipa de médicos e demais profissionais de saúde (Médico/a Especialista em Cardiologia, Enfermeiro/a, Nutricionista, Psicólogo/a, Podologista, entre outros).

Estrutura OrgânicaContactosCondições de acessoMais informações
Estrutura Orgânica
Diretor: Óscar Lopes
Diretor Clínico: Nuno Loureiro
Coordenador Científico: Rafaela Rosário
Coordenador Administrativo: Rui Dória

Contactos
O serviço CMDB funciona nas antigas instalações afetas à Urgência do antigo Hospital de
S. Marcos ou em outros locais: AFBraga; Escolas; Clubes (à chamada).
;
– Morada: R. da Escola de Enfermagem, 4700 Braga, Portugal;
– Coordenadas GPS: Latitud: 41.547676 | Longitud: -8.42242;
– Horário de funcionamento: de segunda a sexta entre as 18h30 e 21h30;
– Contactos para marcações:
925953712
medicina.desportiva@cm-braga.pt / info@cmdbraga.pt
Condições de acesso
O Exame Médico Desportivo deve ser realizado no início da prática desportiva e/ou no mês de nascimento, marcando uma consulta no CMDB previamente.
As Inscrições são consideradas efetivas e válidas após o pagamento da taxa em vigor (na secretaria ou por transferência bancária) no tempo limite de 24 horas após solicitação do serviço. São permitidas inscrições de última hora quando se efectivam com menos de 24 horas da marcação da consulta e/ou prestação do serviço clínico, contudo obedecem a regulamento próprio.

• Protocolo de Atendimento:
1) Inscrição (antecipadamente);
2) Protocolo administrativo (30min);
3) Protocolo clínico (60min);
4) Parecer de cardiologia (5dias);
5) Conclusão do Processo.

Mais informações
Os determinantes e condicionantes relacionados com as doenças crónicas como as de foro cardíaco, bem como as situações de morte súbita, incentivam a que todos os praticantes de exercício físico e desporto na, em cada ano, sejam detentores do Exame Médico Desportivo devidamente validado. De acordo com a Legislação em vigor, o Exame Médico Desportivo é o meio que permite aferir a aptidão para a prática de desporto.

O Projeto CMDB, além da formalização e validação anual do Exame Médico Desportivo, permite o acesso a serviços de acompanhamento clínico-desportivo ao longo do ano, designadamente ao nível da medicina desportiva, enfermagem, nutrição, psicologia, entre outros, bem como convergir com processos de investigação científica.

Solicitamos a leitura atenta e a compreensão das condições de acesso que incluem o preenchimento da ficha de inscrição, bem como da declaração de consentimento para o desenvolvimento de estudos de investigação (facultativo).

No processo de investigação NÃO SERÁ RECOLHIDO SANGUE NEM FEITAS PICADAS OU INJEÇÕES e é possível abandonar-se a qualquer momento. Todas as informações obtidas serão confidenciais.

capa-fb
centro_medicina__desportiva1
centro_medicina__desportiva2
CMB04092015SERGIOFREITAS000000131-1

Deixe uma resposta