DesportoEducaçãoSYnergia

Sports & Fun: Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular

Vários clubes de Braga juntam esforços para uma oferta de um Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) inovador e vocacionado para o desporto em ambiente de diversão e com base nos princípios da educação não-formal e informal.

Juntando alguns dos clubes mais representativos, tendo por base a rede desportiva local, denominada Academia SYnergia, clubes como o Sporting Clube de Braga, o ABC Braga, Braga Rugby, a Wado Internacional Karaté de Portugal, Braga Skate, entre outros representam perto de 20 modalidades para responder às necessidades de resposta de AEC’s na região.

Este projeto constitui-se como um interlocutor privilegiado da Comunidade Local, conforme refere a legislação aplicável, quando alude à interação entre a escola e o meio, tornando-se um ponto de particular interesse para a promoção da prática desportiva diversificada, promoção da saúde desde logo com o programa Saúde.Escola desenvolvido nas escolas e hábitos de vida saudável.

Neste projeto recupera-se os princípios legais das AEC como meio privilegiado para promover o tempo de recreio necessário para a brincadeira livre das crianças e o caráter lúdico das atividades, orientadas para o desenvolvimento da criatividade e das expressões.

Mostrando disponibilidade de com os Municípios, Agrupamentos e autarquias locais trabalhar este projeto, irá recorrer à utilização de espaços, materiais, contextos e outros recursos educativos diversificados, na comunidade, evitando-se a permanência em sala de aula.

Para os clubes é também uma oportunidade de divulgação da sua oferta, levando técnicos, treinadores e professores experientes, junto de milhares de alunos tornando-se um vinculo formativo e pedagógico que poderá inclusive contribuir para a sustentabilidade destes.

De acordo com as diretivas da Direção-Geral da Educação e de modo a potenciar a natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural das AEC, é reforçado a ato de “brincar” como um direito universal na convenção dos direitos da criança, bem como a promoção da igualdade de oportunidades, sucesso escolar e a redução das assimetrias sociais.

O consórcio poderá complementar as ofertas de Atividades de Enriquecimento Curriculares existentes ou assumir para além do desporto outras áreas como o ambiente, artes performativas, línguas estrangeiras, arte urbana, entre outros.

mais informações: academia@synergia.pt / 969266949 / 918067944 / 925652769

Deixe uma resposta