AmbienteEducaçãoSYnergia

Synergia promove Centro de Educação Ambiental

noticia: Correio do Minho, 14/11/2018,  por José Paulo Silva

Parque da Ponte irá acolher o Centro Interpretativo de Educação Ambiental que a Associação Juvenil Synergia se propõe criar e que conta com o apoio do Município de Braga.

A Câmara Municipal de Braga vai apoiar com cedência de espaços, equipamentos e serviços de divulgação o Centro Interpretativo de Educação Ambiental (CIEAB) que a Associação Juvenil Synergia pretende implementar com sede no Parque da Ponte.

O apoio camarário foi aprovado, anteontem, pela vereação, justificando o vereador do Ambiente, Altino Bessa, que o projecto tem relevância como “contributo para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria das condições do património ambiental do Município”.

A direcção da Synergia entende que “um Centro Interpretativo de Educação Ambiental é uma ferramenta fundamental nos dias de hoje para a sensibilização e consciencialização das temáticas ambientais junto das populações, nomeadamente das camadas mais jovens”.
Destinando-se à sociedade em geral, o CIEAB terá como “grande foco” a comunidade escolar”, embora com actividades dirigidas à população sénior, aos turistas e ao público empresarial.

A maior parte dos recursos e equipamentos do CIEAB estarão concentrados no Parque da Ponte, onde funcionará a recepção, uma loja, um auditório e um parque de merendas.
O Parque do Monte Picoto e a Quinta Pedagógica são os outros dois espaços municipais onde se desenvolverão actividades do CIEAB.

O Parque do Monte Picoto está pensado para a realização de percursos pedestres, passeios cicláveis e iniciativas de exploração ambiental, ao passo que a Quinta Pedagógica, entre outras acções, acolherá um gatil/canil pedagógico.

Palestras e seminários, oficinas e workshops, laboratórios de ciência viva, observação de animais no seu habitat, identificação de espécies vegetais, uma horta pedagógica comunitária e plantações de árvores são algumas das actividades propostas pela Synergia para o CIEAB.

Estão também pensados rotas e percursos unindo o Parque da Ponte, o Parque do Monte Picoto e a Quinta Pedagógica, contemplando as vertentes cultural e citadina, aventura e trail e de passeio e relaxamento.

Estes passeios poderão ser feitos a pé, de bicicleta ou de tuk tuk, estando, para já, identificados percursos entre os parques da Ponte e Picoto, do Picoto à Quinta Pedagógica e entre a Quinta Pedagógica e o Parque da Ponte.

Deixe uma resposta