Centro de Artes e Desporto Inclusivo é Galardão SYnergia 2017

VI Gala do Desporto e Juventude, premeia dezenas de entidades projectos que se destacaram em 2017

A associação juvenil SYnergia realizou a 6ª edição da Gala do Desporto e Juventude, juntando no teatro da Escola Secundária Sá de Miranda, perto de duas centenas de colaboradores, voluntários e parceiros, que durante o ano de 2017 desenvolveram actividades, parcerias e projectos que marcaram o SYnergia e as comunidades onde trabalha, a nível local, nacional e internacional.

Ricardo Sousa iniciou a gala destacando quatro palavras que descrevem o momento actual do SYnergia: Gratidão a todos por um dos anos mais produtivos do SYnergia graças à inteligência de escala que o movimento synégico de centenas de organizações e parceiros que acreditam, que juntos obtêm-se melhores resultados junto da comunidade.
Compromisso com os valores que juntos são defendidos, por uma sociedade mais inclusiva, digna, feliz e promotora de novas oportunidades, destacando o trabalho já em curso junto dos migrantes e imigrantes; a escola de cidadania dentro das escolas com metodologia da educação não formal, que não promova a capacidade de memorizar mas sim formar cidadãos; e a disseminação do movimento SYnergia, a nivel nacional na Madeira, Porto e Guimarães, Bragança, Paços de Ferreira, Mogadouro e tendo sido anunciado para breve o SYnergia Algarve.
Responsabilidade do papel que uma associação juvenil ativa e capaz de ser parceira das mais diversas instituições nacionais têm hoje em dia, destacando que ser uma associação juvenil não pode impedir de querer ter uma voz mais ativa em alguns assuntos e áreas transversais como a social, a educação, o ambiente, a cultura, o desporto, empreendedorismo, entre tantas outras.
Ambição, para que Braga 2018 seja um ano de excelência e que daqui fique um legado para outras cidades que se seguem, que seja criada oficialmente, ainda em 2018, da Rede SYnergia Europa, e o desafio para um novo projeto organizativo que promova um dialogo estruturado e cidadania, resultado da envolvência e responsabilidade social, responsabilidade cívica, ambiental.

Uma noite de festa e reconhecimento contou com a animação de vários artistas como Catarina Nivalova com dança do ventre, em representação da Academia SYnergia, Tiago Aprígio do projeto “Comedy Sessions” e as fantásticas interpretações da Marlene Fernandes e a apresentação pública da banda de natal do projeto “Let’s Help Santa”.

A rede de parceiros ficou também expandida após a celebração de novos protocolos da rede desportiva e cultural do SYnergia, com a Sportunity representada por João Queiroga, a recentemente criada Braga Skate, através do Presidente Rúben Costa, com o ABC- Andebol SAD, com o seu presidente Rui Silva, Workshop Music peloRicardo Magalhães (CEO) e a associação Parretas Team, pelo presidente da direção Pedro Pereira.

Também celebrado um protocolo institucional, e de caracter nacional, no âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, das Nações Unidas, numa parceria com o Corpo Nacional de Escutas, estando em representação o Chefe Nacional Adjunto, Joaquim Freitas.

O momento alto da noite foi como habitualmente a atribuição do Galardão SYnergia. O galardão que reconhece, agradece e marca o futuro do SYnergia, tendo sido atribuido ao Sr. Presidente da Câmara municipal de Braga, Dr. Ricardo Rio, pelo contributo essencial para o novo Centro de Artes e Desportivo Inclusivo. Um projecto pensado há já vários anos, vocacionado para a prática de atividades inclusivas nas áreas do desporto, da educação e da cultura, constituído por espaços para atividades desportivas e lúdicas, salas de estimulação sensorial, de promoção da literacia e de estimulação da educação pela arte.

Na entrega do galardão, Ricardo Rio, reafirmou o papel do SYnergia, e da juventude, na construção e desenvolvimento de novas políticas autárquicas, e em particular o projecto CADI, enquanto projecto inovador e inclusivo, estando comprometido para a concretização do mesmo.

O CADI – Centro de Artes e Desporto Inclusivo, simboliza o juntar de várias parcerias, aprendizagens, necessidades de inclusão, num projecto que envolve mais de 44 entidades desportivas, associações, IPSS’s e grupos de jovens, com uma missão – INCLUIR – um espaço para todos e de todos. De todos os apoios já conseguidos, desde empresas, do IPDJ e dos projectos realizados, o apoio do Município de Braga nos estudos e especialidades e apoio direto ao projecto, vai permitir que o CADI seja realidade nos primeiros meses de 2018.

Galardões atribuídos na VI Gala do Desporto e Juventude – SYnergia 2017:

Pilar I – Ação Social
Projeto: Campo de Férias CAO Madeira em Braga – Synergia Madeira
Entidade: Banco de Leite – São Tomé e Principe – Frei Fernando Ventura

Pilar II – Desporto e Saúde
DESPORTO
Projeto: European Women’s Ball Open 2017 – Bracara Academia de Bilhar – Sara Rocha
Entidade: GINAMM – Mário Magalhães
Entidade: BRAGA RUGBY – João Pinhão e João Duarte

SAÚDE
Projeto: Dia Internacional Contra a Sida – FPCCSIDA, Dra Filomena de Aguiar
Entidade: BRAGA A SORRIR – Mundo a Sorrir

Pilar III – Arte e Cultura
Arte
Projeto: BRACARA URBANA – Matteo Braglia
Entidade: DANÇA INCLUSIVA Centro Novais e Sousa – Marlene Fernandes e Prof. Lucinda Vilaverde

Cultura
Projeto: High Dreams – Palco TOCA – Ricardo Caldas, Jorge Araújo, Paulo Rodrigues e Ângela Pinheiro
Entidade: Tin.Bra – Vânia Silva

Pilar IV – Ambiente
Projeto: FESTIVAL NA QUINTA – Dr. Altino Bessa (CMB) e Jorge Dias (RODELLUS)
Entidade: IPDJ (Voluntariado Jovem na Florestas) – Dr. Vitor Dias e SYnergia na Floresta

Pilar V – Criação de emprego e Empreendedorismo
EMPREENDEDORISMO SOCIAL
Projeto: CBY “Youth Network for Social Entrepreneurship” – Supriya Spandana, FSL India
Entidade: SYnergia CABO VERDE – Melissa e Donatello

EMPREGO
Projeto: Empreender Sem Fronteiras – FAMI – Mariana Delgado e Sara Moreira
Entidade: Profitecla – Hugo Sá

Pilar VI – Participação ativa, cidadania e voluntariado
PARTICIPAÇÃO ATIVA
Projeto: LET’S HELP SANTA – Cidade Curiosa e voluntários
Entidade: CMB – Orçamento Participativo Jovem – Dr.ª Sameiro Araújo (CMB)

CIDADANIA
Projeto: Por trás da Câmara – Daniel Vieira da Silva (RUM)
Entidade: Betweien – Narciso Moreira

VOLUNTARIADO
Projeto: BRAGA LOVES VOLUNTEERING – ADOC, SYnergia e Juventude Cruz Vermelhora
Entidade: Campos de Férias Sem Fronteiras – Mariana Miguela e Voluntários

Pilar VII – Imagem e Turismo
Projeto: Radio SYnergia – Dr. Luis Alves (Agência Nacional JA Eramus+)
Entidade: Braga Mob – Helder Carvalho

GALARDÃO SYNERGIA – PROJETO CENTRO ARTES E DESPORTO INCLUSIVO
– Sr. Presidente da Câmara Municipal de Braga – Dr. Ricardo Rio

Deixe uma resposta