As SDGs fornecem orientação mundial para enfrentar os desafios globais enfrentados pela comunidade internacional. Trata-se de melhor proteger os fundamentos naturais da vida e do nosso planeta em todo o lado e para todos, preservando as oportunidades das pessoas para viverem com dignidade e prosperidade através das gerações.
Atualmente, há 1,8 mil milhões de pessoas entre os 10-24 anos – são a maior geração de jovens da história. Cerca de 90 por cento deles vivem em países em desenvolvimento, onde constituem uma grande proporção da população. Espera-se que o seu número cresça – só entre 2015 e 2030 cerca de 1,9 mil milhões de jovens deverão fazer 15 anos de idade. Ligados uns aos outros como nunca antes, os jovens querem e já contribuem para a resiliência das suas comunidades, propondo soluções inovadoras, impulsionando o progresso social e inspirando mudanças políticas. São também agentes de mudança, mobilizando-se para fazer avançar os objetivos de Desenvolvimento Sustentável para melhorar a vida das pessoas e a saúde do planeta. Dotados das competências e oportunidades necessárias para atingir o seu potencial, os jovens podem ser uma força motriz para apoiar o desenvolvimento e contribuir para a paz e a segurança.
As organizações lideradas pelos jovens precisam de ser encorajadas e habilitadas a participar na tradução da Agenda 2030 para a política local, nacional e regional. Desempenham um papel significativo na implementação, monitorização e revisão da Agenda, bem como na responsabilização dos governos. Com empenho político e recursos adequados, os jovens têm o potencial para fazer da transformação mais eficaz do mundo um lugar melhor para todos. Os Escape Games desafiam o nosso pensamento crítico e as nossas capacidades de resolução de problemas. Estas salas de puzzle encorajam-nos a tentar, falhar frequentemente e tentar novamente até descobrirmos os enigmas. Estas são as mesmas competências necessárias para ajudar a aprender mais sobre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas. É necessário trabalho de equipa, pensamento crítico, comunicação e criatividade para resolver Escape Games, mas também para aprender como podemos alcançar estes 17 objetivos para trabalhar em direção a um mundo onde todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade até 2030.