POMEM
SYMPHONY OF DIVERSITY: Power of Music in Embracing Migrants

Parcerias de pequena dimensão na juventude

2022-1-DE04-KA210-YOU-000081487

Descrição

Há casos de violência por motivos raciais e étnicos contra minorias, sob a forma de abusos e insultos verbais. De acordo com o relatório “POLÍTICA DE PANDEMIA: VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO DAS MEDIDAS DE COVID-19 NA EUROPA”, o racismo aumentou contra grupos étnicos à medida que outros pensam que os migrantes estão a espalhar o vírus. Isto mostra que há necessidade de combater imediatamente os atos racistas de forma a construir a paz nas sociedades. A pandemia da COVID-19 é uma forte recordação da importância da equidade e da solidariedade. A redução das desigualdades e da exclusão social na Europa são desafios cruciais para o futuro da UE. Ao mesmo tempo, existe um grande potencial para a Europa através de oportunidades proporcionadas, por exemplo, por novas formas de inovação e pelo envolvimento dos cidadãos. O apoio a sociedades inclusivas, inovadoras e reflexivas é um pré-requisito para uma integração europeia sustentável. Juntamente com as nossas organizações parceiras, decidimos utilizar o poder da música para capacitar as sociedades inclusivas. Porque a música é a comunidade da humanidade, livre de discriminação, uma ferramenta forte para criar solidariedade e abraçar os migrantes com tolerância para viverem vidas socialmente incluídas nas suas comunidades. Deste ponto de vista, o projeto POMEM une participantes, organizações parceiras e comunidades participantes para um crescimento sustentável e garantia de equidade, prosperidade e inclusão social na Europa e fora dela através de atuações musicais.

Necessidade

A fim de especificar as necessidades do grupo-alvo dos jovens, realizámos uma análise das necessidades utilizando inquéritos. Estas sondagens foram respondidas por 200 jovens e trabalhadores juvenis no total entre os 18 e 45 anos de idade e as necessidades especificadas são as seguintes:

a necessidade de informação sobre o discurso do ódio, as suas raízes, a diferença entre a liberdade de expressão e o discurso do ódio.

a necessidade de compreensão partilhada, valores, práticas e diálogo intercultural.

a necessidade de mudança de perspectivas e atitudes em relação aos migrantes.

Objetivos

melhorar os conhecimentos, aptidões e competências dos jovens migrantes na música e fornecer orientação na aprendizagem dos fundamentos práticos mais importantes dos diferentes valores musicais de forma a criar solidariedade nas comunidades locais;

realizar concertos com jovens migrantes para se envolverem, capacitarem e se ligarem à sociedade;

〇 desenvolver uma compreensão do discurso do ódio e da xenofobia, particularmente no contexto da diversidade cultural, discriminação, intolerância, liberdade de expressão e direitos humanos;

 formar coros compostos por jovens migrantes em cada país participante para difundir a tolerância na UE.

Resultados

〇 Sinfonias da Juventude;

〇 Conteúdos Digitais.



 

POMEM Parceiros

encontre maisconheça nossos projetos internacionais

synergia-call to action 2