AmbienteSYnergia

INCLUSIVE ECO HABITS FOR AN ACTIVE FUTURE

Promover nos jovens uma participação ativa e uma consciencialização das temáticas ligadas à proteção do ambiente, à prevenção e à integração comunitária é uma importante chave de acesso não só para estimular nos jovens esta mudança pessoal e coletiva, mas para incentivâ-los à promoção desta visão através de atividades divertidas e novas interessantes experiênças comunitárias.

O Corpo de Solidariedade Europeu tem como objetivo promover a solidariedade como um valor, principalmente através do voluntariado, para aumentar o envolvimento de jovens e organizações em atividades de solidariedade, acessíveis e de alta qualidade como meio de contribuir para o reforço da coesão, solidariedade, democracia e cidadania na Europa, respondendo também aos desafios da sociedade e fortalecendo as comunidades, promovendo a inclusão social. Neste sentido, este projeto pretende dar aos jovens a oportunidade de se envolverem num projeto comum a todas as comunindades, dando-lhes as ferramentas para criarem as suas próprias atividades e intervenções e se envolverem na vida ativa do seu território e da comunidade europeia.

Os voluntários serão inseridos em vários projetos de cariz solidário, nas áreas da sustentabilidade ambiental, prevenção, limpeza e campanhas de sensibilização, o que lhes irá demonstrar as possibilidades que existem e as formas de ajudar o outro e o ambiente e ao mesmo tempo aprender e desenvolverem-se com essas mesmas experiências. Os voluntários terão assim como objetivo:

  1. aumentar a consciência ambiental na comunidade;
  2. sensibilizar para a inclusão social nas atividades comunitárias;
  3. promover ações de sensibilização comunitária sobre temas ambientais, de combate às mudanças climáticas e de inclusão social;
  4. sensibilizar para a participação ativa da comunidade na prevenção para a tutela do ambiente;
  5. promover a abertura da comunidade a atividades inclusivas e de prevenção/proteção ambiental;
  6. fomentar a prática do voluntariado, da inclusão social e de proteção ambiental através da disseminação das ações e dos resultados através do web.

Com estas ações pretende-se alertar a população para a problemática das emissões e dos materiais de consumo tóxicos e dos resíduos nas praias e oceanos, dos incêndios florestais,reduzir o impacto dos plásticos descartáveis no ambiente florestal e marinho, contribuir para o combate às alterações climáticas e para a preservação dos habitats abrangidos e fomentar o voluntariado ambiental e a cooperação entre todos. Os voluntários irão entender o voluntariado como uma forma de apoiar as suas comunidades, cuidar do ambiente e promover a inclusão social de todos. Apesar de este ser um projeto local, todos os resultados serão partilhados online e em inglês para que possamos levar a mensagem a mais pessoas, criando novas redes entre jovens europeus para garantir forte impacto e continuidade.

Ao longo do projeto, iremos integrar a comunidade local em todas as atividades desenvolvidas, criando oportunidades de partilha de recursos e capacidades. O principal objetivo deste projeto prende-se com a sensibilização e capacitação tanto dos participantes como das comunidades para a proteção do meio ambiente, para a prática de estilos de vida saudáveis e para a inclusão social: assim, a comunidade será um interveniente direto do projeto.

Serão ainda integradas no projeto várias instituições que trabalham em parceria com outras entidades europeias e com públicos desfavorecidos nas atividades realizadas. O impacto na comunidade será bastante positivo, sendo o projeto entendido como um elemento de transformação pessoal e/ou social, enquanto todos os intervenientes poderão incluir os resultados da experiência da da aprendizagem nas suas rotinas diárias.

Esperamos com este projeto disseminar a vontade de ajudar a saúde do ambiente e mostrar aos jovens que o voluntariado e a solidariedade são valores fundamentais e que devem inserir no seu dia a dia.

Este é um projeto que poderá ser replicado em qualquer parte da Europa e do mundo. Ajudar o ambiente e o outro é ajudarmo-nos a nós próprios e, por isso, queremos demonstrar aos jovens aquilo que podem ganhar em fazer parte de projetos solidários e como estes podem mudar a sua vida e mudar a forma como vêem o mundo e como o mundo os vê.